Tags

Festa da Pedra de Santo Antônio

A tradicional festa de Santo Antônio na cidade de Fagundes já faz parte do calendário de eventos juninos da Paraíba. Localizada na Serra do Bodopitá, há quase 900 metros de altitude em relação ao nível do mar há um ponto turístico bastante movimentado: a famosa Pedra de Santo Antônio.

Num ambiente que preserva a mata nativa da região e incontáveis fontes de água doce, o local propicia um roteiro bastante atraente para quem gosta de praticar esportes de aventura e fazer caminhadas ecológicas.

Além das belezas naturais, a região transformou-se num dos destinos mais procurados por religiosos vindos de todo o país, e tudo por causa da Pedra de Santo Antônio. A peregrinação tem início quando os devotos caminham por quase dois quilômetros para obter curas de enfermidades, fazer pedidos e retribuir graças alcançadas.

A Lenda

Os fiéis garantem que, uma vez realizado o sacrifício, no ano seguinte é casamento na certa. Não é à toa que a região ganhou status de milagrosa, graças à aparição inexplicável da imagem do santo.

Reza a lenda que ela foi encontrada numa fenda da Pedra por migrantes escravos no século 19, vindos de Pernambuco. Por três vezes, a imagem foi transferida para a Igreja de Fagundes, mas sempre desaparecia misteriosamente dias depois, tornando a ser encontrada em seu local de origem. No terceiro desaparecimento, a pequena passagem na Pedra tornou-se de difícil acesso e a imagem nunca mais foi vista.

Em 1904, foi construída uma igrejinha no lugar, com uma estátua de Santo Antônio. A partir daí, começaram as romarias que ocorrem até os dias de hoje. A cada ano, é cada vez maior o número de fiéis que visitam o templo no mês de junho. Além da festa religiosa, os turistas podem ainda curtir um autêntico forró pé-de-serra, regado, é claro, com muitos pratos típicos.

Como chegar

Para chegar a cidade de Fagundes, partindo de Campina Grande, é preciso pegar a BR 230, em direção a João Pessoa. Da BR para a cidade são apenas 20 quilômetros aproximadamente em estrada asfaltada. Antes de Fagundes, no entanto, vale a pena uma parada no distrito de Galante, que recebe o Trem do Forró durante o Maior São João do Mundo.

Este ano a peregrinação ocorrerá no próximo domingo, 10 de junho, e contará com a presença de milhares de fiéis em busca da concretização de suas graças e de aventureiros a procura de cenários paradisíacos para a prática de esportes radicais.

About these ads